terça-feira, 18 de junho de 2013

Music: Adam Green & Binki Shapiro - Adam Green & Binki Shapiro (2013)


Adam Green & Binki Shapiro - Adam Green & Binki Shapiro
    
Alternative, United States
2013

Temos aqui um pequeno e inesperado clássico e certamente um dos melhores discos do ano. Lançado em 2013, mas poderia ter sido em 1964 e ainda assim não perderia o posto de clássico. Binki Shapiro, que lançou ao lado de Rodrigo Amarante (Los Hermanos) e Fabrizio Moretti (The Strokes) o homônimo Little Joy (2008), agora aventura-se ao lado de Adam Green (The Moldy Peaches) e nos trás um disco recheado de diretas e singelas canções.

Ao todo são dez faixas, as quais Binki e Adam dividem um belíssimo dueto vocal. Acompanhados por simples arranjos - em sua maioria, acústicos - a doce voz da moça contrasta com a rouquidão vocal do rapaz e trás um efeito bem interessante e todo especial ao disco, totalizando pouco menos de meia hora de música da melhor qualidade. Tente não se comover com "Casanova", que nos remete diretamente aos anos sessenta, lembrando grupos femininos como The Ronettes. A rapidinha e deliciosa "Pleasantries" nada mais é que um diálogo musicado: "Can’t be the first to say you're the worst / Surely there's one or two", canta Binki. "I care more if you act as though you like me / Then if you really do", responde Adam. Quase no final do disco, "What's the Reward" apresenta cadência e andamento diferenciados, onde as linhas vocais emulam o riff da guitarra entre pequenas pausas, até a bateria entrar com vigor e a música explodir, fazendo deste o momento mais agitado do álbum... E então a canção volta ao ritmo inicial, numa das melhores sacadas do registro. A arrastada "The Nighttime Stopped Bleeding" dá o tom de encerramento ao disco de forma melancólica, ainda que com algum ar de esperança.

Ao final do registro, percebemos que a vitoriosa fórmula ainda parece ser o caminho certo para construir um bom disco: simplicidade. A dupla apostou em um disco espontâneo e sincero e nos presenteou com um clássico. E clássicos são atemporais.

Um comentário:

R. disse...

Link para download do álbum: http://turbobit.net/9rxegmdcax73.html?ps=9371